Tá conectado? Localize o que você precisa!

quarta-feira, 18 de maio de 2011

3ª ATIVIDADE - Jogos lúdicos para o ensino da Geografia

Olá pessoal! Epero que estejam gostando das atividades postadas no blog. Lembrem! sempre deixem as opiniões de vocês, elas são muito importantes para nós que fazemos o Conexão GEO possamos estar sempre contribuindo com propostas construtivas para vocês.

Figura 1 - Ludo Agrário (tabuleiro digital)

Neste terceiro post trazemos um jogo de tabuleiro bastante conhecido: Ludo. No entanto, resignificando-o em um direcionamento geográfico e educativo. Assim, chegamos ao Ludo Agrário, aonde pretendemos explicar a estruturação do campo no Brasil - atividade direcionada ao 7º ano do Ensino Fundamental (Ciclo 2) - a partir do antagonismo entre o campesinato e o agronegócio, ambos equanto modelos de desenvolvimento territorial.

Em resumo o jogo caracterizou-se por:
  • 4 alunos participam do jogo, entretanto apenas duas bandeiras/equipes são defendidas (3 alunos na bandeira do agronegócio e um aluno no campesinato);
  • A casa-mãe do campesinato (vermelha) possui 4 pinos para serem jogados e que só podem sair desta casa-mãe (jogada inicial) quando o seu jogador alcançar o número 6 nos dados.
  • As casas-mãe do agronegócio são 3 e cada uma possui apenas 1 pino cada. Além disto, o jogadores destas casas podem sair (jogada inicial) com qualquer número alcançado pelo arremesso do dado;
  • A equipe (campesinato ou agronegócio) é vencedora quando colocar todos seus pinos nas zonas das vitórias - que para o campesinato consiste em chegar a REFORMA AGRÀRIA, e para o agronegócio alcançar a EXPLORAÇÃO, DESTRUIÇÃO e LUCRO.
  • Para chegarem nas zonas das vitórias é preciso dar uma volta completa pelo tabuleiro até retornar a casa inicial ou ponto de partida, e na jogada seguinte seguir os quadrados do tabuleiro nas cores de sua casa-mãe - sempre de acordo com o número alcançado ao jogar os dados.
  • Além do tabuleiro são necessário os pinos ( 4 vermelhos e 3 azuis) um dado para realização do Ludo Agrário.

Após este apanhado geral da atividade queremos ressaltar que o objetivo deste jogo foi demonstrar didáticamente para o aluno a conflitualidade existente no campo brasileiro, a opressão do agronegócio sobre o camponês e seu modo de vida. Inserir o aluno numa realidade muitas vezes distante a ele, mas que influência sua vida em diversos fatores. Além disso, como noutras todas as atividades postadas, incrementar o conhecimento do aluno de maneira crítica, fazendo pensar e refletir de forma prática e palvável, com um "simples" jogo de tabuleiro.

Como costumeiro, para todos àqueles que se interessarem mais pela proposta o relatório completo da atividade está disponível em <Relatório da Atividade Nº 3 - Jogos lúdicos para a educação em Geografia>. Assim, além de compreender melhor vocÊ poderá também aplicar este ou outros jogos em sala de aula. O trabalho continua, até mais!

OBS.: Atividade realizada por Marcus e Miguel Angelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário