Tá conectado? Localize o que você precisa!

sexta-feira, 10 de junho de 2011

7ª ATIVIDADE: Batalha Naval e a Geografia

Figura 1: Batalha Nacal (clique para ampliar e visualizar melhor)


Batalha Naval é um jogo aparentemente simples, mas bastante rico em elementos para serem trabalhados nas aulas de cartografia. Durante o jogo, exercita-se a noção de coordenadas geográficas: norte-sul, leste-oeste e suas subdivisões, além da localização dos pontos no campo. Embora não se tenha referencias de escala como em um mapa normal, a semelhança da batalha naval permite uma gama de exemplos da utilidade dos mapas.
O aluno enxergando a arrumação dos objetos em disputa do território, dará margem para a retomada da história da cartografia, demonstrando a função das coordenadas, da necessidade de localização das embarcações durante as antigas navegações - desapossadas dos recursos digitais hoje presentes. Em suma, evidenciar que a cartografia, a noção de localização é/foi necessário para diversas situações, mesmo que no seio de sua história as utilidades conseqüentes a sua elaboração eram voltadas a guerra - diante disto, deve-se ressaltar também o caráter ideológico da cartografia, demonstrando que ela pode servir a interesses particulares, como exemplo do mapa-múndi eurocêntrico.
Assim, esta atividade consiste justamente em uma maneira de abordar inicialmente uma temática encarada como “chata e sem propósito” - a cartografia - tornando-a atrativa para os alunos, além de ampliar a gama de possibilidades de trabalho para o professor, enriquecendo o processo de ensino e aprendizagem em suas diferentes vertentes.
OBS.: Atividade realizada por Marcus e Miguel Angelo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário