Tá conectado? Localize o que você precisa!

quinta-feira, 7 de julho de 2011

8ª ATIVIDADE: Quadrinhos e Ensino de Geografia

Aqui estamos novamente, buscando maneiras diferenciadas de ensinar geografia de forma lúdica e atraente para alunos e professores.
Nesta atividade trazemos um tirinha super legal para demonstar como um "simples" quadrinho pode despertar nos alunos o gosto por estudar geografia.


Figura 1 - Quadrinho socioambiental

O objetivo ao trabalhar com esta tirinha é abordar os problemas (socio)ambientais contemporâneos, os quais são tão enfatizados pelos meios de comunicação, sobretudo a televisão. A escolha parte deste problema justamente pela acessivilidade do tema pelos alunos - pois quase todo mundo assiste televisão hoje em dia, pela facilidade destes buscarem informações prévias.
Todavia, a partir deste contato prévio, via jornais televisivos, internet, etc... o aluno traria informações segundo o que ele colheu (rigidamente); por conseguinte, ele compararia a imagem com as informações colhidas. Assim, discutir-se-ia a partir da crítica do quadrinho - o zelo ambiental desconectado do social, o cuidar do "verde" enquanto milhares passam fome" - vislumbrando a discussão da questão socioambiental a partir do senso crítico, científico, emergindo do senso comum e alienado.
Pode-se enumerar algumas perguntas-chave aos alunos na problematização da temática:
  • De que vale plantar uma árvore e deixar uma pessoa morrer de fome, frio e/ou sede?
  • Onde, como e quando os problemas ambientais se afloram desta maneira?
  • Quem são os responsáveis por esta situação?
  • Como podemos resolver isto?
Em suma, esta pequena amostra é uma demonstração de que a geografia tradiconal não maiss precisa existir como forma "correta" de ensianr/aprender; trazer uma quadrinho como este ajuda bastante o aluno a pelo menos interessar-se inicialemtne pelo tema de estudo. Porém, lembrar sempre que a imagem não é o foco do assunto, é apenas o primeiro passo, lembrando sepre que o conehcimento do professor e ainteração dos alunos são indisensáveis para o sucesso de quaisquer atividades.
Ate mais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário